3 Passos para gerar resultados com a gestão de pessoas
A cada dia a área de Gestão de Pessoas se torna mais estratégica para as organizações. Seu papel é fundamental desde a atração dos candidatos para possíveis vagas, até manutenção do clima organizacional e os resultados que as pessoas trarão para a empresa.
Nunca se investiu tanto na Gestão de Pessoas como se investe neste momento, no entanto, investimentos geram cobranças e a área deve estar preparada para receber os questionamentos vindos da direção da empresa e não somente para isso, mas para atuar de forma estratégica na transformação de comportamentos em números e na apresentação desses dados de forma que venham sustentar a atuação da Gestão de Pessoas.
Mas como fazer isso de forma que cause impacto positivo e possa apresentar de forma sistematizada as estratégias, contribuições e resultados da área. Para isso preparamos algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio:
- 1. Analise quais as informações mais importantes que gostaria de acompanhar para a tomada de decisões estratégicas;
- 2. Transforme esses dados em indicadores de gestão de pessoas. Como sugestão posso citar alguns; turnover, absenteísmo, desligamentos, entre outros;
- 3. Transforme esses dados em ações estratégicas para diminuição de custos e aumento de resultados.
É preciso entender que os indicadores são ferramentas cruciais para o desenvolvimento da Gestão de Pessoas e o alinhamento com o resultado organizacional. A tomada de decisões de uma organização deve estar pautada em números e deixar de lado o achismo.
Porém, antes de iniciar a implantação de indicadores é preciso ter claro que deve ser inserido aos poucos, não praticando a cultura da “medição absoluta”. É necessário criar a cultura de utilização dos indicadores.
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Marcos Esteves
Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.