5 técnicas de negociação e vendas
Técnicas de negociação e vendas que você precisa adotar
Este artigo tem a proposta de ajudar as pessoas que trabalham com vendas e têm dificuldades de otimizar processos. Se você chegou até este artigo é porque está a procura de dicas e ideias de negociação e vendas, para enfim potencializar os negócios, seja você funcionário que precisa bater metas, seja você administrador ou gestor de uma empresa que necessita de uma mãozinha neste aspecto.
Vender é um processo difícil. Sempre foi em qualquer regime capitalista, mas ultimamente há novas particularidades desafiadoras.
Com o advento da internet, ascensão dos buscadores (como Google) e agora redes sociais, as pessoas buscam primeiramente muitas informações para o que desejam antes de tomar qualquer decisão.
Desde 2014 o Brasil passa por uma profunda crise econômica, e toda vez que entramos em incertezas os consumidores se tornam conservadores, o que dificulta todo o comércio. Para quem trabalha com negociações e vendas, destacam-se os profissionais com que adotam das técnicas corretas.
Vamos ver as melhores? Acompanhe.
Vamos apresentar 5 dias de negociação e vendas
Técnica da persuasão
Como o próprio nome diz, o objetivo é adotar de discurso e amostragens de persuasão ao cliente.
No meio digital, por exemplo, é muito comum produzir artigos em blogs e e-mails marketing com gatilhos mentais, isto é, conteúdos que mostram todo valor positivo que o produto ou serviço tem, abrange a dor do cliente (a necessidade) e indica o produto ou serviço como a melhor solução.
Na era digital, este é um dos recursos de melhor resultado, pois apresenta de maneira diversificada detalhes do que oferece.
Tanto para venda presencial quanto no meio digital, para que a técnica persuasiva funcione é necessário se informar muito bem sobre o produto que vai vender, munir se dados concretos, gráficos, laudos, portfólio, depoimentos de clientes, demonstrativos de resultados, entre outros.
Em tempos que as pessoas buscam informações aprofundadas antes de decidirem a comprar, esse tipo de técnica vem a calhar sempre, funciona maravilhosamente bem.
Técnica da troca (ou barganha)
Essa é uma velha técnica que sempre funcionou e vai continuar funcionando, desde que executada corretamente.
A técnica da troca na verdade é a capacidade inteligente de negociar com o cliente. O cliente sempre pede descontos, agrados, adoram promoções. No meio digital o que vale bastante é o eficiente atendimento e negociação online, negociações de fretes, entre outros fatores.
É preciso gerar valor ao seu produto ou serviço para se diferenciar da concorrência, principalmente quando há divergências de valores no mercado.
Para que o cliente esteja satisfeito o suficiente para fechar negócio e você tenha uma venda lucrativa e ideal, defina preços e condições adequadas, determine o máximo de desconto e na hora de conversar com o cliente, tente descobrir o principal fator de maior valor para ele.
Nem sempre é preço, pode ser o atendimento, garantias, suporte, valor agregado, qualidade, informações adicionais, entre outros.
Técnica opinativa ou de consulta
Há clientes que gostam de opiniões e que o vendedor participe ativamente do processo. Acha importante e relevante que o vendedor exponha opiniões e dê palpites.
Você já deve ter se deparado com isso. Por exemplo, vai à uma loja escolher tapetes para sala e com dúvidas pede opinião do vendedor, fornecendo informações sobre o cômodo, para ajudar a escolher a cor e modelo ideais.
O vendedor precisa estar preparado para expor opinião e mais do que isso, ajudar o cliente ter a melhor escolha. Nesse processo é importante primeiramente conhecer bem o cliente, os gostos e necessidades para depois participar de qualquer debate de ajuda. Não ouse a dar opiniões sem antes entender o problema, perfil, necessidade e gostos do cliente.
Técnica de pressão - moderada
Você já deve ter passado por isso. O vendedor informa um preço promocional, aí você diz que vai pensar com calma e o vendedor retruca dizendo que este preço conseguiria segurar só no dia.
Ah, isso mexe com qualquer um.
Outro cenário é quando o vendedor mostra ao cliente que ele tem um problema, você tem a solução e ele precisa tomar uma decisão o mais rápido possível antes que as coisas piorem.
Por exemplo, uma agência de marketing diagnostica queda de vendas na sua empresa, expõe o problema, a agência tem a solução e que o ideal é fechar negócio rápido antes que as vendas caiam ainda mais.
Mas muita atenção neste recurso. Nunca, mas nunca mesmo exagere neste tipo de abordagem. A maioria dos clientes não gosta de ser muito pressionado.
Não tenha insistência e nem prolongue esse tipo de técnica, pois assim não dá resultado efeito comercial.
Técnica da demonstração
Ainda há muitas empresas e vendedores que temem demonstrar produtos ou realizações de serviços. Se você tem a garantia de boa qualidade do faz, deve sim demonstrar ao máximo.
Mesmo que seu produto tenha ocorrido alguns problemas, tem cliente que ama tal honestidade. Mas neste caso deve-se apresentar somente se já tiver aplicada a solução. Isso demonstra profissionalismo extremo e gera confiança ao cliente de que se houver problema a empresa ou vendedor estarão prontos para solucionar.
Esperamos que com tais dicas você possa adotar as melhores metodologias de vendas e negociações, aumente suas comissões ou que sua empresa tenha faturamentos ainda melhores.
Vamos contratar seu funcionário?
Entre em contato com nossa equipe e descubra como nosso processo de recrutamento e seleção pode ajudar no seu negócio.
Marcos Esteves
Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.