A importância do desenvolvimento de colaboradores na pandemia
A instabilidade do cenário
Após o comunicado de Pandemia da Covid-19 pela OMS em 11 de março o primeiro medo que os empreendedores sentiram, foi de um impacto de um cenário inesperado, visto que se acreditava que este seria um tempo de crescimento. As pequenas e médias empresas perceberam que não seria um período fácil, pois sabiam que haveriam cortes de custos, despesas e provavelmente seus ganhos diminuiriam drasticamente.
Do ponto de vista do colaborador, havia aquele clima de que más notícias poderiam chegar, e na opinião do empregador era o momento de cortar qualquer custo que fosse necessário para continuar ativo. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, parte das empresas colocaram seus colaboradores em home office, e vindo às dificuldades, a questão que muitos dos empresários se deparam é: minha equipe está preparada para tais mudanças?
Em vista da situação adversa, o que poderá manter uma empresa ativa e criando novas estratégias, é uma equipe de colaboradores treinados e motivados, mesmo que de forma remota.
Devido à crise, qualquer uso de recurso financeiro pode ser inacessível, mas no momento é o que fará com que os seus colaboradores tenham conhecimento e expertise de usar recursos a qual irá proporcionar rendimentos a empresa, como exemplo, o bom uso da tecnologia que poderá estar a seu favor.
Como é desenvolver a equipe neste momento?
É trazer conteúdos com a finalidade de ter mais conhecimento, integrar eles de uma nova forma e tratando temas como inovação, inteligência emocional, atendimento remoto e outros que possam subsidiá-los neste período. O desenvolvimento possibilita que o colaborador continue se aprimorando conforme ele vá tendo novas experiências e desafios. E podemos dizer que os momentos no qual estamos vivenciando, se tornou propício para trazer inovações, que até mesmo pós-pandemia poderá continuar lhes beneficiando.
E não devemos esquecer a importância de se desenvolver, buscar novos métodos e evoluir junto com a tecnologia. Fato esse que hoje se tornou algo prático o uso de reuniões, entrevistas e comunicados por vídeo. Quanto mais se aplica essa tecnologia, mais se torna útil para resoluções de problemas, criação de novas estratégias, entre outros. Então não devemos ficar de braços cruzados, devemos participar, desenvolver, inovar e empreender.
Já sabemos que colaboradores motivados e preparados geram até 22% mais produtividade. De acordo com números da Consultoria PWC, quando um empreendedor, mesmo que pequeno, engaja e administra sua equipe e eles notam que estão sendo treinados, pode ter certeza que sua equipe produzirá muito mais.
Sabemos que em home office é desafiador ter uma produtividade positiva, mas com treinamento e desenvolvimento poderá manter sua equipe em alto nível em tempos de mudanças.
Qual deve ser o método utilizado?
Pensando no método adequado, a área de gestão de pessoas ou até mesmo uma consultoria, tem o foco direcionado para as competências dos profissionais, o que envolve o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Os facilitadores irão buscar o potencial dos colaboradores, por exercitar sua capacidade de desenvolvimento, a ponto que possam apresentar maiores resultados.
Quais os ganhos para o empresário:
O empresário está buscando diversas formas de manter a equipe produtiva e por meio do treinamento e do desenvolvimento de pessoas poderá obter ganhos incríveis, veja alguns deles:
- Maior alinhamento dos processos da empresa;
- Menor retrabalho e maior velocidade na entrega dos produtos ou serviços;
- Aumento da produtividade da equipe;
- Suporte com feedbacks e acompanhamentos frequentes;
- Equipe com hard skills e soft skills desenvolvidas.
Quais os ganhos do colaborador:
- Desenvolvimento das principais competências;
- Aprendizado e feedback contínuo;
- Maior espírito de equipe;
- Produzir mais e melhor sem retrabalho e com menor número de dúvidas.
Portanto, as empresas devem treinar e desenvolver suas equipes para que possam obter o máximo, de aproveitamento de seus colaboradores e conseguir atingir as metas, gerar mais resultados e estabelecer uma empresa engajada e capacitada para diversos desafios.
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Marcos Esteves
Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.