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Como dar feedback aos funcionários?

Os funcionários devem se sentir parte integrante da empresa, e não apenas meras peças produtivas. Em pleno século 21 ainda há empresários e organizações com uma cultura que, a depender do segmento, não funciona mais.

Claro que os empregados não precisam estar cientes de absolutamente todas as tomadas de decisões das empresas, mas principalmente quanto a projetos, melhorias, projeções e planos, envolver a equipe faz toda a diferença na produtividade.

E quando falamos em produtividade, os funcionários precisam estar cientes quanto ao próprio rendimento, e mais do que isso, ter uma visão clara do que a empresa espera dele e o quanto está sendo correspondido.

Tanto para novos ou antigos colaboradores, é sempre importante a sua empresa ter a cultura do feedback, isto é, dar respaldos aos colaboradores quanto a produtividade, comportamentos, entre outros fatores. Acredite, o funcionário, por mais que se dedique, sempre tem dúvidas se está correspondendo ou não as expectativas.

Como dar feedback aos funcionários?

Primeiramente deve-se adotar periodicidade. Pelos menos uma vez ao mês, em local apropriado e reservado, chame cada funcionário para conversar.

Na conversa, dê retorno sobre os pontos fortes e fracos do colaborador, liste os detalhes que a empresa pode esperar mais dele.

3 passos para dar feedback aos funcionários

Passo 1: debate sobre as competências

Comece enumerando e expondo as boas competências do colaborador. Exponha o que a empresa identificou como ótimo engajamento, decisões, comportamentos, entre outros. É a hora de deixar claro os pontos positivos que a organização reconhece, aprova e se satisfaz.

Passo 2: aponte as correções

Mesmo nos pontos positivos pode ter algumas correções ou objeções a serem feitas neste bate papo com o colaborador.

Por exemplo, ele pode ser um grande líder no departamento, engajador de ideias e motivador, porém, chega muito atrasado ao trabalho. Se isso incomoda o gestor, deixe isso claro.

Dedique um tempo para estudar a respeito de cada um. Se o funcionário não ter noção clara do que está ruim impossibilita dele melhorar tais pontos, não é mesmo?

Passo 3: elogios

Não tenha vergonha de elogiar aquilo que é merecido. O elogio tem um impacto emocional grande e reflete diretamente na conduta e produtividade do indivíduo.

Há gestores que imaginam o elogio como algo que possa colocar o colaborador em zona de conforto, isto é, se há elogios é porque está bom e pronto, nada precisa ser melhorado.

Isso não é verdade absoluta.

Em uma das teses defendidas pela psicóloga Sara Guelha, argumenta que o elogio é essencial para um desenvolvimento emocional e social saudável ao longo de todo o ciclo de vida. “O elogio, ou o feedback/reforço positivo, é vital para um bom clima familiar e organizacional”.

Elogiar o que merece ser elogiado só fará com que a sua equipe de funcionários se sinta ainda melhor e motivada a gerar resultados satisfatórios.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor sobre como dar feedback aos funcionários. Conte com a nossa metodologia para aumentar a performance da sua equipe e melhorar a gestão de pessoal.

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Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.

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