Copa do Mundo: como seu time está preparado para receber seu cliente?
Ano de copa do mundo é sempre muito movimentado e cheio de expectativas para ver a seleção, porém, convido você a pensar da seguinte forma; e se sua equipe fosse uma seleção, ela estaria preparada para chegar à final ou seria eliminada na primeira fase?
A preparação:
As seleções se preparam por quase quatro anos, fazendo amistosos, mudando escalações e treinando para que aumente sempre a performance. E seu time, está atendendo com excelência seu cliente ou você precisa ainda concentrar, dialogar, olhar para as táticas e estratégias, fortalecer o engajamento, motivar a equipe e ir para o “jogo” pensando em entregar o seu melhor.
Pense, estratégias são para serem feitas
Treino é treino...
Pois é, sempre ouvimos o famoso bordão “treino é treino e jogo é jogo”, mas se não dermos o nosso melhor no treino ou não treinarmos, no jogo não conseguiremos chegar ao resultado esperado.
Aí reside o grande problema, muitas empresas não treinam seus colaboradores e muitas vezes nem analisam a satisfação do cliente, o NPS (Net Promoter Socore), isso faz que ela fique sem direcionamentos e táticas para vencer o jogo ou sua meta.
Sendo campeão:
Com as muitas alterações no mercado acredito que precisamos olhar para 4 (quatro) pilares fundamentais da empresa.
• Entrega: seu time faz as entregas dentro do que você espera no que tange a prazos, qualidade de atendimento, timing de resposta e outros fatores que atingem diretamente a imagem da empresa? Pense nisso, e caso não esteja, reveja seus processos e treinamentos.
• Ambiente: este precisa ser agradável, proporcionar leveza e saúde mental, senão afetará todos os demais. Ouça seus colaboradores e já será um termômetro para avançar neste sentido.
• Produtos/Serviços: olhe sempre para seus produtos e serviços e veja se eles estão alinhados com o que está acontecendo no mercado, visto que as constantes mudanças afetam diretamente as bases de produtos e serviços.
• Pessoas: seu time deve estar treinado, felizes e engajados. Como fazer isso? Proporcionando treinamentos periódicos, ouvindo e dando feedback’s.
Avalie constantemente seu time, olhe para as inovações que precisam ser realizadas na empresa e busque ser sempre assertivo em suas decisões. Vamos rumo a final.
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Marcos Esteves
Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.