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Manual de Conduta: a importância deste documento na pandemia

Manual de Conduta: a importância deste documento na pandemia

A pandemia chegou e com ela muitas mudanças no mundo organizacional. Neste artigo iremos tratar sobre as mudanças, como elas impactaram e o que fazer referente a tais alterações para minimizar as perdas.

Como todos sabem, em março de dois mil e vinte foi declarada a pandemia do novo Coronavírus e na ocasião todo o mundo ficou surpreso com tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo e uma das grandes preocupações, era qual seria o impacto econômico nas empresas, sobretudo aquelas atingidas diretamente pela crise.

Logo, as empresas começaram a alterar suas relações de trabalho e uma das grandes mudanças foi o teletrabalho, mais conhecido como home office, no entanto, apesar das empresas se “adequarem” a este modelo de trabalho e garantir todo o faturamento ou parte dele, vemos que muitas coisas faltam ainda para que esta nova modalidade seja ideal.

Diversas empresas aderiram ao home office, mas sem nenhuma regra para que isso possa prevenir possíveis problemas trabalhistas, colocar regras ou organizar a comunicação com seus colaboradores. Isso é um dos indicadores da crescente busca por manuais de condutas.

Este documento é muito importante, pois apresenta ao colaborador desde a missão, visão, valores e propósitos até o processo demissional, podendo apresentar todas as informações da empresa e como proceder ao longo das ações no cotidiano do trabalho.

Quando aplicamos o manual em alguma empresa/cliente conseguimos reunir o máximo de informações e organizá-las de acordo com a prioridade de comunicação. A geração deste manual ajuda (e muito) para que se diminuam as lacunas de comunicação entre organização e colaborador, especialmente nesta modalidade em que as pessoas ficam cada uma em suas casas e muitas vezes não tem acesso as normas e condutas ou não estão próximas de seus colega para sanar dúvidas.

Com o Manual de Condutas, você pode diminuir drasticamente os problemas relacionados à comunicação e ao mesmo tempo prevenir o famoso “não sabia”, além de diminuir os riscos trabalhistas, especialmente porque alterou toda a modalidade e não proporcionou suporte aos colaboradores.

Pense no futuro e invista em um Manual que vai te ajudar no direcionamentos da comunicação das normas e ao mesmo tempo reduzir as possíveis dificuldades futuras.

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Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.

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